sexta-feira, 25 de março de 2011

Répi bârfidei !


Gente, hoje minha querida irmã faz aniversário. Pensei em uma maneira de homenagea-la por aqui mas as idéias andavam murchas como os balões no fim da festa. Então me ocorreu uma característica desta aniversariante que me cativa muito. A arte de fazer altas viagens filosóficas. Ela é daquelas que olha para um congestionamento e fala: "Pra onde vão essas pessoas? Como é a vida delas?"
Daí me bateu aquele insight. Será que a aniversariante já filosofou sobre a origem do aniversário? Eu que também adoro uma viagem sóbria (marijuana? No,thanks!), aproveitei a deixa e descobri altas curiosidades sobre esse nosso costume de comemorar os aninhos de vida.
E não haveria melhor lugar para toda essa festança começar do que na Roma antiga! O "evento" de nome Dies Sollemnis natalis reunia o pessoal para a celebração. Há quem diga que os cantos escuros do lugar onde rolava a festinha eram ocupados pela galera do deus Baco!
O bolo surgiu na terra dos sarados, quem diria! Grécia! O segredo para não engordar por conta da delícia feita a base de pão e mel no formato de uma lua, era oferecer ele todinho pra deusa da fertilidade, Arthemis! Essa era magra de ruim. Só pode.
Daí pra começar a enfeitar o pavão, foi um pulo. As velas, vieram com o intuito de proteger o aniversariante contra el pueblo do mal, trazer boa sorte para o ano e a fumacinha que ela emanava, ia embora pra dar aquela força e levar os pedidos para os deuses lá no céu. O parabéns surgiu pra reforçar o desejo de felicidade e prosperidade.
Incrível foi saber que nós comemoramos o aniversário de Jesus há 2011 aninhos e, ele mesmo, nunca comemorou! Naquela época não tinha disso...
Quer saber mais curiosidades sobre o tema? Existem culturas que só celebram o aniversário 9 dias após a data de nascimento. Eles acreditam que assim atraem sorte e felicidade. Sorte eu não sei, mas uma gotinha de felicidade em se sentir por nove dias ainda mais jovem, é incrível!
O povo do Vietnam economiza mesmo e não quer nem saber. Lá não tem essa de aniversário. Todo mundo comemora junto, na virada do ano. Se não tiver amigo oculto também, me mudo pra lá a.g.o.r.a!
Hoje em dia a coisa deu uma modernizada. Além da festa, do bolo, das velas e do parabéns, temos também o costume descarado de fingir esquecer o presente e nunca entregar, além de submeter o aniversariante a humilhação pública com os famosos hits "Vou comer seu bolo", "Vim de Chevete" e "A chuva cai". Mas o sentimento de querer bem, de desejar ao homenageado toda a felicidade, saúde e amor, permanece viva.
Minha filósofa, eterna curiosa sobre as peculiaridades do mundo, PARABÉNS!!!! Amo-te!

Um comentário:

Silvia Fernández Machado. disse...

"A terra dos sarados" foi otimo